terça-feira, 22 de março de 2011

A Palmeira

           Como é linda e verdejante
           Esta palmeira gigante
           Que se eleva sobre o monte!
           Como seus galhos frondosos
           S'elevam tão majestosos
           Quase a tocar no horizonte!
           Ó palmeira,eu te saúdo,
           O tronco valente e mudo,
           Da natureza de expressão!
           Aqui te venho ofertar
           Triste canto,que soltar
            Vai meu triste coração.

            Sim,bem triste,que pendida
            Tenho a fronte amortecida,
            Do pesar acabrunhada!
            Sofro os rigores da sorte,
            Das desgraças a mais foret
            Nesta vida amargurada!

            Como ao brilho purpurino
            Do crepusc'lo matutino
            Da manhã o doce albor;
            També amei com loucura
            Ess'alma toda ternura,
            Dei-lhe todo o meu amor!

            Amei!...mas negra traição
            Perverteu o coração
            Dessa imagem da candura!
            Sofri então dor cruel,
            Sorvi da desgraça o fel,
            Sorvi tragos d'amargura!
         ..........................................
            Adeus,palmeira! ao cantor
            Guarda o segredo de amor;
            Sim,cala os segrdos meus!
            Não reveles o meu canto,
            Esconde em ti o meu pranto,
            Adeus ó palmeira!...adeus!
                                                                       MACHADO DE ASSIS. (poemas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário