- Não falto,venho cedo.
- Mas,se vai ao baile,acorda tarde.
- Não,senhor,acordo cedo.
- Promete?
Qualquer pessoa,menos advertida,afirma logo que o amanuense Barreto acordou tarde no dia seguinte,e engana-se.Mal tinham batido as seis horas abriu os olhos e não os fechou mais.Costumava acordar às oito e meia ou nove horas,sempre que se recolhia às dez ou onze da noite;mas,andando em teatros,bailes,ceias e expedições noturnas,acordava geralmente às onze horas da manhã.Em tais casos,almoçava e ia passar o resto do dia na charutaria do Brás,rua dos Ouvires.A reputação de vadio,preguiçoso,relaxado,foi o primeiro fruto desse método de vida;o segundo foi não andar para diante.Havia já oito anos que era amanuense;alguns chamavam-lhe o marca-passo.Acrescente-se que,além de falhar muitas vezes,saía cedo da repartição ou com lincença ou sem ela,às escondidas.Como é que lhe davam trabalhos e trabalhos longos?Porque tinha bonita letra e era expedito;era também inteligente e de compreensão fácil.O pai podia tê-lo feito bacharel e deputado; mas era tão estróina o rapaz,e de tal modo fugia a quaisquer estudos sérios,que um dia acordou amanuense.Não pôde dar créditos aos olhos;foi preciso que o pai confirmasse a notícia.
- Entras de amanuense,porque hove reforma na secretária aumento de pessoal.Se houvesse concurso é provável que fugisses.Agora a carreira depende de ti.Sabes que perdi o que possuía;tua mãe está por pouco,eu não vou longe,os outros parentes conservam a posição que tinham,mas não creio que estejam dispostos a sustentar malandros.Aguenta-te...
poxa como eu vejo quantas pessoas entraran no meu blog prof
ResponderExcluirBelos textos, Samuel. Só gostaria de ver mais os SEUS textos, os seus pensamentos...q tal tentar? talento vc tem.
ResponderExcluirUm abs
N.